saudação

Bem vindo ao nosso blog!!!!! Esperamos que encontre aqui o que precisa...rsrsrsrsrsrsrs....

O que são sequências didáticas???


O que são sequências didáticas?

As sequências didáticas são um conjunto de atividades ligadas entre si, planejadas para ensinar um conteúdo, etapa por etapa. Organizadas de acordo com os objetivos que o professor quer alcançar para a aprendizagem de seus alunos, elas envolvem atividades de aprendizagem e avaliação.
As sequências didáticas são usadas somente para o ensino de Língua Portuguesa?
Não. Podem e devem ser usadas em qualquer disciplina ou conteúdo, pois auxiliam o professor a organizar o trabalho na sala de aula de forma gradual, partindo de níveis de conhecimento que os alunos já dominam para chegar aos níveis que eles precisam dominar. Aliás, o professor certamente já faz isso, talvez sem dar esse nome.
Para realizar uma sequência didática eficaz para o ensino de gêneros textuais, sugerimos:
· Propor que seus alunos produzam uma escrita inicial, sem maiores estudos prévios, que permita a identificação do grau de conhecimento que eles já possuem;
· Planejar o ensino considerando o conhecimento que os alunos já tem sobre o gênero;
· Fazer perguntas que problematizem os conteúdos a serem aprendidos com esse estudo, aproximando o que os alunos devem aprender das vivências que eles têm
· Propor desafios que possam ser vencidos pelos alunos. Esses desafios não devem ser muito fáceis, nem muito difíceis;
· Propor e incentivar o levantamento de hipóteses sobre os elementos do gênero estudo (o conhecimento sobre o tema, sua forma própria de composição, seus elementos característicos), ouvir essas hipóteses e valorizá-las;
· Ampliar a discussão sobre os aspectos do gênero, com finalidade de comprovar hipóteses levantadas;
· Organizar pesquisas sobre o tema do gênero, para favorecer o domínio do conhecimento necessário pelos alunos;
· Dar informações sobre aspectos próprios do gênero em estudo;
· Organizar e sistematizar as descobertas e conhecimentos, realizando uma escrita coletiva com você no papel de escriba da turma.
· Propor uma escrita individual a partir de um roteiro própria para o gênero
· Orientar o aluno para a auto-avaliação de sua escrita (em seguida, veja o roteiro para o aluno realizar a autocorreção de um texto dissertativo)
· Avaliar a escrita dos alunos e interferir quando necessário, para garantir a aprendizagem de todos, de acordo com as possibilidades de cada um.
Roteiro para o aluno realizar a autocorreção de um texto dissertativo-argumentativo
· Colocou o leitor a para da questão a ser discutida?
· Tomou uma posição diante desta questão?
· Utilizou argumentos que possam convencer o leitor?
· Usou expressões que introduzem argumento (como, pois, porque, de acordo com, segundo, etc)
· Utilizou argumentos de autoridade e/ou exemplo?
· Usou expressões adequadas para introduzir a conclusão (então, assim, portanto, deste modo, etc)
· Conclui o texto reforçando sua posição?
· No final, fez uma síntese das idéias, reforçou a posição assumida?
· Verificou se a pontuação está correta?
· Lembrou-se de iniciar com letra maiúscula os nomes próprios, inícios de parágrafos ou em palavras que vêm depois do ponto final?
· Corrigiu os erros ortográficos?
· Escreveu com letra legível para que todos possam entender?

Nenhum comentário:

Postar um comentário