O que são
sequências didáticas?
As sequências didáticas são um conjunto de
atividades ligadas entre si, planejadas para ensinar um conteúdo, etapa por
etapa. Organizadas de acordo com os objetivos que o professor quer alcançar
para a aprendizagem de seus alunos, elas envolvem atividades de aprendizagem e
avaliação.
As sequências didáticas são usadas somente para o
ensino de Língua Portuguesa?
Não. Podem e devem ser usadas em qualquer
disciplina ou conteúdo, pois auxiliam o professor a organizar o trabalho na
sala de aula de forma gradual, partindo de níveis de conhecimento que os alunos
já dominam para chegar aos níveis que eles precisam dominar. Aliás, o professor
certamente já faz isso, talvez sem dar esse nome.
Para realizar uma sequência didática eficaz para o
ensino de gêneros textuais, sugerimos:
· Propor que seus alunos produzam uma escrita
inicial, sem maiores estudos prévios, que permita a identificação do grau de conhecimento
que eles já possuem;
· Planejar o ensino considerando o conhecimento que
os alunos já tem sobre o gênero;
· Fazer perguntas que problematizem os conteúdos a
serem aprendidos com esse estudo, aproximando o que os alunos devem aprender
das vivências que eles têm
· Propor desafios que possam ser vencidos pelos
alunos. Esses desafios não devem ser muito fáceis, nem muito difíceis;
· Propor e incentivar o levantamento de hipóteses
sobre os elementos do gênero estudo (o conhecimento sobre o tema, sua forma
própria de composição, seus elementos característicos), ouvir essas hipóteses e
valorizá-las;
· Ampliar a discussão sobre os aspectos do gênero,
com finalidade de comprovar hipóteses levantadas;
· Organizar pesquisas sobre o tema do gênero, para
favorecer o domínio do conhecimento necessário pelos alunos;
· Dar informações sobre aspectos próprios do gênero
em estudo;
· Organizar e sistematizar as descobertas e
conhecimentos, realizando uma escrita coletiva com você no papel de escriba da
turma.
· Propor uma escrita individual a partir de um
roteiro própria para o gênero
· Orientar o aluno para a auto-avaliação de sua
escrita (em seguida, veja o roteiro para o aluno realizar a autocorreção de um
texto dissertativo)
· Avaliar a escrita dos alunos e interferir quando
necessário, para garantir a aprendizagem de todos, de acordo com as
possibilidades de cada um.
Roteiro para o aluno realizar a autocorreção de um
texto dissertativo-argumentativo
· Colocou o leitor a para da questão a ser discutida?
· Tomou uma posição diante desta questão?
· Utilizou argumentos que possam convencer o leitor?
· Usou expressões que introduzem argumento (como,
pois, porque, de acordo com, segundo, etc)
· Utilizou argumentos de autoridade e/ou exemplo?
· Usou expressões adequadas para introduzir a
conclusão (então, assim, portanto, deste modo, etc)
· Conclui o texto reforçando sua posição?
· No final, fez uma síntese das idéias, reforçou a
posição assumida?
· Verificou se a pontuação está correta?
· Lembrou-se de iniciar com letra maiúscula os nomes
próprios, inícios de parágrafos ou em palavras que vêm depois do ponto final?
· Corrigiu os erros ortográficos?
· Escreveu com letra legível para que todos possam
entender?
Nenhum comentário:
Postar um comentário