|
Período:
Vespertino Horário: 13 às
17h
Sequência Didática
- Socialização da sequência didática sobre Crônica, resultado da oficina anterior
* 1ª Atividade: Vídeo: Aprender a Aprender
*
2ª Atividade:
retomada da oficina anterior com os relatos dos professores sobre a escritura
da sequência didática sobre o gênero Artigo de Opinião;
*
3ª Atividade: Leitura
e reflexão do texto: O que está em jogo quando
avaliamos os textos dos alunos? de autoria de Cris Zelmanovits, pedagoga
pela Universidade de São Paulo (USP,
retirado da revista Na Ponta do
Lápis nº 14, ano VI – julho de 2010.
* 4ª Atividade: Leitura e socialização do Folder
sobre Artigo de Opinião.
Objetivo
-
Conhecer o Gênero Artigo de Opinião.
* 5ª Atividade: Leitura e discussão dos
critérios de avaliação sobre o gênero em estudo.
Objetivo:
-
Conhecer os descritores utilizados para a produção textual do gênero.
* 6ª Atividade: Em duplas, exercício de organização de tópico frasal;
* 7ª Atividade: Leitura de artigos de opinião
finalistas da Olimpíada em duplas, observando as características do gênero;
Objetivos:
-
Reconhecer o Gênero Artigo de Opinião;
-
Identificar os elementos essenciais que compõem esse tipo de produção textual
através de seus descritores.
* 8ª Atividade: Em duplas, discutir e elencar ítens
(estratégias e recursos) importantes para a elaboração de uma sequência
didática levando em consideração as sugestões contidas nas revistas da OLP, bem
como as experiências com as práxis pedagógica em sala de aula.
Objetivos:
-
Construir a sequência didática;
-
Utilizar recursos diversificados como as mídias;
-
Construir conceitos nas relações dialéticas;
-
Explorar a escrita e oralidade;
-
Publicar as produções.
* As sequências didáticas serão publicadas
no blog do curso, das escolas de vínculo do professor, nos pessoais e também no
site - Portal do Professor. Para tal as mesmas devem conter os seguintes ítens
em sua estrutura: - Título,
- O que o aluno
poderá aprender com esta aula,
- Duração,
- Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com seu aluno,
- Estratégias e recursos,
- Recursos complementares,
- Avaliação e
- Palavras
– chave.
Nenhum comentário:
Postar um comentário