ESTADO DO MATO GROSSO
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
SECRETARIA
MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
NÚCLEO TECNOLÓGICO
MUNICIPAL
TERRA NOVA DO
NORTE – MT
1ª Oficina: Gênero
Poema
Dia: 04/05/2012
Sequência didática
1ª Atividade: Dinâmica:Dinamizando o grupo (20 min.)
Material: - Lápis e Sulfite;
Objetivos:
·
Proporcionar a escrita coletiva;
·
Promover a comunicação entre todos os participantes
do grupo;
1) Grupo em
círculo, sentado.
2) Cada participante recebe uma folha de ofício em branco, escrevendo o seu nome no alto dela.
3) A um sinal do facilitador, todos passam a folha para o vizinho da direita, para que este possa escrever uma mensagem destinada à pessoa cujo nome se encontra no alto da folha.
4) Assim, sucessivamente, todos escrevem para todos até que a folha retorne ao ponto de origem.
5) Fazer a leitura silenciosa das mensagens recebidas.
6) Em um plenário, comentar com o grupo o seu trabalho:
- O que foi surpresa para você?
- O que já esperava?
- O que mais o (a) tocou?
2) Cada participante recebe uma folha de ofício em branco, escrevendo o seu nome no alto dela.
3) A um sinal do facilitador, todos passam a folha para o vizinho da direita, para que este possa escrever uma mensagem destinada à pessoa cujo nome se encontra no alto da folha.
4) Assim, sucessivamente, todos escrevem para todos até que a folha retorne ao ponto de origem.
5) Fazer a leitura silenciosa das mensagens recebidas.
6) Em um plenário, comentar com o grupo o seu trabalho:
- O que foi surpresa para você?
- O que já esperava?
- O que mais o (a) tocou?
2ª
Atividade: Vídeo clipe - apresentação do material OLP; (20
min. Focar na importância da divulgação dos textos, que irá além do evento
Olimpíadas; valorização de outros meios de circulação tais como: blog da
escola, publicações impressas, apresentações diversas).
3ª
Atividade: Referencial teórico: Bakhtin e Vygotsky
4ª
Atividade: Texto: Reflexões sobre o ensino de poesia (Ana
Elvira Gebara); Revista na ponta do lápis nº 16, ano VIII, março de 2011, pág.
10-11.
- Leitura em duplas; após socialização para os
demais.
5ª
Atividade: Música: Elas cantam Roberto – Como é grande o meu
amor por você...
- Despertar sensações, emoções diante das músicas
significativas;
6ª
Atividade: Texto: Ofício de poeta (Anna Helena Altenfelder) Revista
na ponta do lápis nº 11, ano V, agosto de 2009, pág. 40-41.
- Leitura em grupo em seguida socialização;
7ª Atividade:
Leitura e discussão do Folder. (15 min.)
8ª Atividade: Leitura
e reflexão dos itens do caderno de professor poetas na escola, 3ª edição, 2008,
pág. 85 a 87.
9ª Atividade: Organizar
a sequência didática tendo em vista a aplicação da oficina de poemas com os
estudantes, levando em consideração a sequencia das atividades.
10ª Atividade: Avaliação
e reescrita da 9ª atividade com referência nos critérios necessários para a
sequência didática.
11ª Atividade: Análise
dos critérios de avaliação do poema tendo como referência tanto os critérios
quanto os descritores do caderno de professor poetas da escola pág. 141
Encerramento:
1-
Apresentação do vídeo clipe de um poema vencedor
da OLP para reflexão e análise, considerando os itens de
construção do gênero;
2-
Regulamento da OLP Escrevendo o Futuro - 3ª
edição.
Referências
bibliográficas
BRASIL. Ministério da Educação: disponível em: <http://centraldemidia.mec.gov.br/play.php?vid=1146>
acesso dia 02 de maio de 2012.
CARLOS. Roberto: show Elas cantam Roberto: Como é grande o
meu amor por você. disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=HMERTk5-zUE>
acesso dia 20 de abril de 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário