saudação

Bem vindo ao nosso blog!!!!! Esperamos que encontre aqui o que precisa...rsrsrsrsrsrsrs....

O que são as Olimpíadas de Língua Portuguesa???




Em 2012, a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro quer envolver os educadores das escolas públicas das diversas regiões do país, que batalham pelo aprimoramento do ensino da leitura e da escrita na educação básica. Muito mais que um concurso de textos, a Olimpíada é uma oportunidade para que os professores entrem em contato com uma metodologia de trabalho de leitura e produção de texto articulada aos conteúdos previstos para cada ano escolar.
 
Quem pode participar

Professores que estejam lecionando em 2012 e alunos matriculados em instituições de ensino mantidas pela União, pelo Distrito Federal, pelo poder público estadual ou municipal, podem se inscrever nos seguintes gêneros e anos escolares:



Como participar
Adesão das redes de ensino estadual e municipal
As secretarias de Educação estaduais, municipais e do Distrito Federal, por meio de seus secretários, deverão, durante o período de 19/3/2012 a 25/5/2012, preencher e enviar pela internet o termo de adesão que está disponível no site mencionado acima.
Inscrição dos professores
Os professores poderão se inscrever – com a autorização/anuência do diretor da escola – na Olimpíada, no período de 19/3/2012 a 25/5/2012. A inscrição é gratuita e realizada somente pela internet. A ficha de inscrição eletrônica está disponível para preenchimento e envio no site da Olimpíada.

 

Formação a distância
Após a inscrição, o professor começa a receber a revista Na Ponta do Lápis, uma publicação periódica com artigos, entrevistas, textos literários, análise de produção de alunos e relatos de prática docente, e também estará automaticamente cadastrado na Comunidade Virtual da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, uma oportunidade de formação a distância, voltada para o ensino de língua – um espaço para que integrantes de todo o Brasil possam trocar informações e experiências e participar de cursos on-line.
O professor de língua portuguesa poderá se inscrever nas novas turmas para o curso virtual “Sequência didática: aprendendo por meio de resenhas”. O curso possibilita vivenciar uma sequência didática (SD) para escrever a resenha de um produto cultural e, a partir dessa vivência, compreender quais são os princípios do trabalho com gêneros e com SD na escola. Para mais informações acesse o site da Olimpíada.

 
Fique atento ao cronograma da Olimpíada



Nenhum comentário:

Postar um comentário