Em 2012, a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro
quer envolver os educadores das escolas públicas das diversas regiões do país,
que batalham pelo aprimoramento do ensino da leitura e da escrita na educação
básica. Muito mais que um concurso de textos, a Olimpíada é uma oportunidade
para que os professores entrem em contato com uma metodologia de trabalho de
leitura e produção de texto articulada aos conteúdos previstos para cada ano
escolar.
Quem pode participar
Professores que estejam lecionando em 2012 e alunos matriculados em
instituições de ensino mantidas pela União, pelo Distrito Federal, pelo poder
público estadual ou municipal, podem se inscrever nos
seguintes gêneros e anos escolares:
■ Como participar
■ Adesão das redes de ensino estadual e municipal
As secretarias de Educação estaduais, municipais e do Distrito Federal,
por meio de seus secretários, deverão, durante o período de 19/3/2012 a
25/5/2012, preencher e enviar pela internet o termo de adesão que está
disponível no site mencionado acima.
■ Inscrição dos professores
Os professores poderão se inscrever – com a autorização/anuência do
diretor da escola – na Olimpíada, no período de 19/3/2012 a 25/5/2012.
A inscrição é gratuita e realizada somente pela internet. A ficha de inscrição
eletrônica está disponível para preenchimento e envio no site da Olimpíada.
■ Formação a distância
Após a inscrição, o professor começa a receber a revista Na Ponta do
Lápis, uma publicação periódica com artigos, entrevistas, textos
literários, análise de produção de alunos e relatos de prática docente, e
também estará automaticamente cadastrado na Comunidade Virtual da Olimpíada de
Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, uma oportunidade de formação a
distância, voltada para o ensino de língua – um espaço para que integrantes de
todo o Brasil possam trocar informações e experiências e participar de cursos on-line.
O professor de língua portuguesa poderá se inscrever nas novas turmas
para o curso virtual “Sequência didática: aprendendo por meio de resenhas”. O
curso possibilita vivenciar uma sequência didática (SD) para escrever a resenha
de um produto cultural e, a partir dessa vivência, compreender quais são os
princípios do trabalho com gêneros e com SD na escola. Para mais informações
acesse o site da Olimpíada.
■ Fique atento ao cronograma da Olimpíada
Nenhum comentário:
Postar um comentário